terça-feira, 18 de maio de 2010

AMISTOSO INTERNACIONAL DO ABC



AGOVV Apeldoorn passeia no Rio Grande do Norte e faz amistoso contra o ABC FC...
Escudo: Coleção particular



No dia 18 de maio, a equipe do AGOVV da cidade de Apeldoorn, embarca para uma temporada de uma semana no Rio Grande do Norte.


É uma viagem festiva, onde boa parte do tempo será passada entre Ponta Negra e a praia de Pipa.


Entretanto, entre as idas praia e os passeios já programados, o AGOVV Apeldoorn, realizará no dia 20 um amistoso com o ABC FC.


O responsável por esses dia ensolarados no nordeste brasileiro é o senhor Ad van der Molen, diretor da Fly Brasil.


Para a equipe, a viagem será um prêmio, uma espécie de férias antecipadas, pois o campeonato holandês só terá início em agosto.


Mas afinal quem é o AGOVV no mundo da bola?


O que significam tantas letras?


E que cidade é essa?


O AGOVV tem uma história bem interessante, começou como um protesto contra o consumo excessivo de bebida alcoólica e suas consequências, após os jogos dominicais em Apeldoorn.


As pessoas que discordavam da turma do copo fundaram a Associação de Defesa dos Abstêmios e, parte desse pessoal resolveu criar uma equipe de futebol.


Assim nasceu o AGOSV em 25 de fevereiro de 1913...


AGOSV é a sigla de: Apeldoornse Geheel Onthoudersvoetbalvereniging Steeds Voorwaarts...


A tradução literal é: Abstêmios de Apeldoorn Futebol Clube, Sempre Avante.


Após fazer sucesso entre os clubes amadores não filados, o AGOSV foi aceito na Associação de Futebol de Gelderland, província onde se localiza Apeldoorn, mas foi obrigado a mudar seu nome, pois já havia um Steeds Voorwaarts (Sempre Avante) entre os filiados.


Foi aí que surgiu o “VV” – Voetbalvereniging (Futebol Clube)...


O AGOSV se transformou em AGOVV – Apeldornse Geheel Onthouders Voetbalvereniging, isto é, passou a se chamar: Abstêmios de Apeldoorn Futebol Clube.


Seu sucesso na liga provincial foi imediato e após vencer o campeonato local, foi promovido a Terceira Divisão Nacional...


No ano seguinte, venceram a Terceira Divisão e chegaram a Segunda Divisão do futebol holandês, mas a invasão da Holanda pelas tropas alemãs que deram início a Primeira Guerra Mundial, interrompeu a trajetória do AGOVV rumo a Primeira Divisão.


Terminada a guerra em 1918, a Holanda tratou de voltar a normalidade e na temporada 1921/1922, lá estava o AGOVV brigando pela ascensão...


Chegaram bem perto, venceram a Segunda Divisão, mas perderam o play off contra o Enschedese Boys, clube que terminara em penúltimo lugar na Primeira Divisão...


A espera durou pouco, pois na temporada de 1925/1926, novamente conquistaram o título da Segunda Divisão e no torneio de acesso, venceram o Rigtersbleek e o Hengelo.


Enfim, o AGOVV estava entre os grandes.


Esse sucesso levou a direção do clube a repensar seu nome...


Não havia razão para continuar pertencendo a um pequeno grupo – afinal, todo mundo enche a cara mesmo – e então, buscando atrair mais pessoas o clube mudou o significado da sigla.


O AGOVV deixa de ser Apeldornse Geheel Onthouders Voetbalvereniging (Abstêmios de Apeldoorn Futebol Clube) e passa a se chamar, Alleen Gezamenlijk Oefenen Voert Verder, que significa: “Só a prática unida nos leva à frente”.


A partir daí, o AGOVV passou a ser o xodó da região e na temporada de 1926/1927, deixaram de ganhar o campeonato holandês ao serem derrotados na última rodada pelo Zwolle AC.


Em 1937, o clube conseguiu o seu maior feito, passou pela semifinal da KNVB Beker (Copa da Holanda), vencendo o Helmondia por 7x0, mas na final frente ao VSV Velsen, perdeu por 4x1.


Em 1941, o AGOVV estava a pique de ser rebaixado, mas foi “salvo” pela invasão alemã, que interrompeu o campeonato.


Mesmo ocupada pelas tropas da Alemanha Nacional-Socialista, a Holanda voltou a disputar seus campeonatos, só parando novamente, quando do desembarque das tropas aliadas deu início à luta entre os invasores aliados e as tropas de ocupação alemãs.


Antes disso, na temporada de 1941/1942, o AGOVV venceu o grupo da região leste da Primeira Divisão por saldo de gols, ao empatar em 1x1 com Nijmeegse Quick por 1x1, mas na final contra o ADO (hoje, ADO Den Haag), o AGOVV foi derrotado por 5x2.


Em 1948/1949, o clube voltou a vencer o grupo da região leste, mas novamente perdeu a final contra o vencedor da região oeste: SVV Schiedam 1x0 AGOVV.


A partir de 1954, a Holanda entrou na era do profissionalismo e então, o AGOVV passou a viver momentos de incerteza.


Entre 1954 e 1965, o clube estacionou na Segunda Divisão e em 1971, diante uma grande crise o AGOVV foi obrigado a fechar seu departamento de futebol profissional e voltar a disputar as divisões amadoras do país.


Com paciência e determinação, os dirigentes do AGOVV foram “reconstruindo” o clube e em 2003, depois de 32 anos, conseguiram a licença concedida pela NKVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond) – Real Associação de Futebol dos Países Baixos para retornar ao profissionalismo.


De lá para cá, o AGOVV Apeldoorn permanece como clube da Segunda Divisão (Eerste Divisie).


O AGOVV Apeldoorn relacionou 19 jogadores para a viagem ao Brasil.


Goleiros: Stefan Postma e René van Dieren.


Defensores: Jaime Bruinier, Stanley Tailor, Chiro N’Toko, Nick Mulder, Hesdey Stuart, Koen Garritsen e Jop van den Linden.


Meio Campistas: Mohammed Benlahcen, Paul Mulders, Arnold van Toor, Gaetan Klaassen, Ramon Leeuwin, Remon de Vries e Olaf Lindenbergh.


Atacantes: Jeremy Bokila, Henk Baum e Rachid Ofrany.


Comissão Técnica:


Treinador: John van den Brom.


Treinador Adjunto: Marco Heering.


Treinador Adjunto: Yoessef Fox.


Fisioterapeuta: Frank Renz Brink.

.

Mordomo: Alfred von Michaelis


Dirigentes:


Interino: Jan Haze.

Gerente da Equipe: Gerrit Kerssen.


Assessor de Imprensa e Chefe da Delegação: Rob Kruit Bosch.


Para finalizar, uma última curiosidade: O goleiro Stefan Postma é o mais famoso membro da equipe, mas por um motivo bem distante do futebol: em 2006, vazou na internet, um vídeo onde o goleiro e sua mulher apareciam em cenas íntimas.


A cidade de Apeldoorn faz parte da província de Gelderland (Guéldria) e sua população gira em torno de 155.000 habitantes.


Em Apeldoorn está localizado o Palácio Het Loo, residência secundária da família real holandesa.

FONTE:
http://fernandoamaralfc.blogspot.com/2010/05/agovv-apeldoorn-passeia-no-rio-grande.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passei aqui e comentei.