segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"RUA NOVA"



FONTE: http://documentacn.blogspot.com/

A Avenida!!!! como diz Sr. Antônio Quintino.... foi Rua Nova e depois Avenida cel. Laurentino Bezerra, em 1927, após a morte do cel. José Bezerra, o logradouro foi novamente renomeado - Avenida Cel. josé Bezerra.

Essa primeira casa da direita começou a ser construída em 1906 (pertenceu a Luís Ulysses da Circuncizão Lula), e que o Jornal A Voz Potyguar traz interesse notícia

Festa Intima

No dia 25 do mez p. passado foi festivamente inaugurado o chalet do nosso distincto amigo Luiz Ullysses, primeiro prédio construido na "rua nova".

Situado em um planalto lindissimo, o chalet a que nos referimos é um dos melhores predios, em construcção, que possue a nossa Villa, tornando-se o primeiro divido logar de sua collocação.

Num jantar intimo que por aquelle nosso amigo e sua distincta consorte foi offerecido ás pessôas de suas intimidades, compareceu parte do que a nossa sociedade possue e mais selecto.

Durante o dia e pare da noute hoveram animadas batalhas de confettis no chalet inaugurado, encerrando-se o festim com um interessante jogo de prendas, que prolongou-se até meia noute.

[Fonte: Jornal A Voz Potyguar, s/d, nº 163. [1908]

Para Giovanna Brenna, a utilização dessa tipologia arquitetônica [chalet] tornou-se comum no Brasil, em meados da década de 1870, quando

“passou-se a entender por chalé um esquema de residência com acabamento romântico, sugerindo habitação rural montanhesa da Europa, mas com variações que incluíam um uso maisfreqüente de madeira, paredes de tijolos aparentes, equipamentos de ferro fundido, como colunas, grades e alpendres”, além de janelas em arco ou verga reta guarnecidas de cantaria, arrematadas por ornamentos de estuque, e às vezes varandinhas de ferro fundido. O fascínio do chalé estava na alusão à modernidade – a industrialização, a estandardização, e sobretudo, na evocação de hábitos e de saudades que pertenciam a outros lugares e a outros países" (Brenna, 1987, p. 37).


e o monumento em 1908...

o edifício que se encontra ao fundo foi o segundo edifício que abrigou o Grupo-escolar Cap-mor Galvão (1927). O Grupo-Escolar, quando foi criado em 1911, foi instalado no atual prédio que abriga o Palácio Raul Macedo (Prefeitura)...,,

Um comentário:

  1. pretendo conhecer currais novos, faz tempo q eu estou estudando essa cidade, e acho ela muita linda, qro ter o prazer de conhecer um diA..... valeuu

    ResponderExcluir

Passei aqui e comentei.